Foi divulgado recentemente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que o Instituto Politécnico da Maia (Ipmaia) deverá se utilizar dos resultados do Enem para que os brasileiros sejam selecionados em Portugal.

Mais uma instituição portuguesa passa a aceitar nota do Enem

Esta que é considerada a mais jovem instituição de ensino privada superior politécnica de Portugal, o Ipmaia está localizado no Castelo da Maia, e atualmente quatro licenciaturas e doze cursos técnicos superiores profissionais em categorias CT e SP.

O Instituto Politécnico da Maia (Ipmaia) é a instituição de número 27 de Portugal que considera os resultados do Enem na seleção dos candidatos brasileiros. Este foi um movimento que começou no ano de 2014 junto da Universidade de Coimbra, e atualmente é adotada em diversos estabelecimentos de ensino superior.

Entre algumas das melhores instituições de ensino que fornecem este tipo de ingresso para os brasileiros podemos citar:

• Universidade de Coimbra (UC)
  • Universidade de Aveiro (UA)
  • Universidade dos Açores (UAC)
  • Universidade da Beira Interior (UBI)
  • Universidade de Algarve (UAlg)

Mais uma instituição portuguesa passa a aceitar nota do Enem

Saiba que desde 2014 o Enem é aceito em Portugal, a primeira instituição foi a tradicionalíssima Universidade de Coimbra, que aceitou a nota do Enem. Atualmente estudam em Coimbra pelo menos 2300 brasileiros, onde temos 10% do montante de 20% de vagas destinadas para os estrangeiros.

Assim como acontece no Brasil, a pontuação do Enem necessária para que o usuário seja aceito dependerá do curso escolhido pelo candidato. Os candidatos para mestrado ou doutorado, deverão se inscrever nos sites das universidades que costumam pedir o histórico escolar e cartas de recomendações e de motivação. Os diplomas de graduação que forem expedidos pelo país passam pelo mesmo processo de revalidação de outras universidades estrangeiras quando chegam no Brasil.