Os jovens estudantes brasileiros estão enfrentando dificuldades para conseguir terminar o ensino médio no prazo esperado. A conclusão é do movimento Todos Pela Educação, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio de 2012 a 2018 (Pnad-C) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mais de 1 milhão de jovens não conseguem terminar ensino médio até os 19 anos

Os dados mostram que do total dos 3,2 milhões de estudantes brasileiros com 19 anos que estão estudando no ensino médio, apenas 2 milhões conseguiram terminar no prazo esperado, o que representa um total de 63,5%. Os números também mostram que deste total, 62% dos jovens acabaram desistindo e não estão mais matriculados no ensino médio, e 55% pararam de estudar no ensino fundamental.

O movimento Todos pela Educação acredita que um dos principais desafios que os governos terão que enfrentar para os próximos anos não será apenas fazer com que os estudantes continuem na sala de aula, mas também será levar aqueles desistiram de volta para as carteiras.

Mais de 1 milhão de jovens não conseguem terminar ensino médio até os 19 anos

Os dados analisados entre os anos de 2012 e 2018 revelam que houve um crescimento de 11,8 pontos percentuais na taxa de conclusão do ensino médio até os 19 anos de idade. Em alguns estados os números conseguem apresentar melhores resultados, o que mostra que determinadas políticas publicas dão resultado.

Em Pernambuco, por exemplo, a taxa dos que concluem o ensino médio até os 19 anos (67,6%) é maior do que a média nacional. “Isso mostra que é possível fazer melhor”, disse. A responsabilidade pela educação básica é dos estados e municípios. A União participa com o financiamento.