O Brasil está entre os países com menos quantidade de pessoas com diploma de nível médio no mundo inteiro. De acordo com os dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mais da metade da população de adultos, com idades entre 25 e 64 anos de idade, não concluíram essa etapa do processo de ensino.

Mais da metade dos brasileiros não possuem diploma de ensino médio

Os dados revelam ainda que o índice de pessoas que não terminaram o ensino médio no Brasil representa mais do que o dobro da média da OCDE. Na Costa Rica e no México, o percentual é ainda maior que o do Brasil: 60% e 62%, respectivamente, os mais elevados do estudo.

Quando o estudo compara o Brasil com outros países latino-americanos, o nosso país perde para Argentina, Chile e Colômbia. Na terra dos Hermanos, apenas 39% dos adultos não possuem diploma de ensino médio. Já no Chile o percentual é ainda mais baixo, de 35%. Na Colômbia o percentual fica em 46%.

O estudo se concentra apenas nas 36 economias da OCDE, a maioria desenvolvidas, e dez países parceiros da organização, como África do Sul, Argentina, China, Colômbia, Índia, Rússia e Brasil.

Mais da metade dos brasileiros não possuem diploma de ensino médio

O relatório aponta que os países que não conseguem que seus cidadãos se formem no ensino médio acabam ficando para trás, uma veza que, em poucas décadas, essa etapa de ensino passou de um veículo de ascenção social para aquilo considerado como o mínimo exigido para que as pessoas consigam viver em uma sociedade moderna.

Segundo a organização, os que deixam a escola antes de completar o ensino médio enfrentam não apenas dificuldades no mercado de trabalho, com menores salários, mas também têm competências cognitivas – memória, habilidades motoras, atenção, entre outras – bem inferiores aos das pessoas que possuem essa formação