O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta semana algumas informações referentes ao perfil dos alunos que se inscreveram para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo os organizadores da prova, a maioria dos participantes já terminaram o Ensino Médio.

Maioria dos inscritos no Enem 2022 já terminou Ensino Médio

Os dados consolidados mostram que o número total de estudantes que se inscreveram na prova foi de 3.396.632. Deste total, a grande maioria, 1.544.378, já concluíram o ensino médio. Fora isso, 1.284.916 inscritos no exame estão cursando o terceiro e último ano do ensino médio. 490.328 alunos se inscreveram na modalidade de treineiros, ou seja, que vão apenas fazer a prova sem utilizar a nota para qualquer tipo de seleção.

Além disso, a instituição divulgou ainda algumas outras informações referentes aos dados dos participantes. A maioria dos inscritos é do sexo feminino, com total de 2.042.461 mulheres inscritas para as provas deste ano.

Além disso, a maioria dos participantes das provas deste ano possuem 18 anos de idade. Neste grupo estão 926.338 participantes. Depois, aparecem os alunos que estão no grupo entre 21 e 30 anos de idade. Um dado curioso: 7.278 inscritos possuem mais de 60 anos de idade.

Maioria dos inscritos no Enem 2022 já terminou Ensino Médio

A maioria dos estudantes inscritos no Enem 2022 se autodeclaram sendo da raça preta ou parda. Foram 1.826.486 inscritos neste grupo. Em seguida aparecem os estudantes que se autodeclaram brancos. 61.903 candidatos não declaram raça no momento da sua inscrição.

Em relação a localização dos participantes das provas, São Paulo é o estado que registra a maior quantidade: 507.214 participantes. Já Roraima é o estado com menos inscritos nas provas deste ano, apenas 8.161.

As provas do Enem 2022 estão marcadas para acontecer nos dias 13 e 20 de novembro, em dois domingos consecutivos. A previsão é de que as provas comecem juntas, de forma sincronizada, a partir das 13h30, com previsão de término às 19h em ambos os dias.