Os estudantes brasileiros da rede pública estão chegando cada vez menos preparados no Ensino Médio. A conclusão é do relatório divulgado esta semana do movimento Todos pela Educação. De acordo com uma pesquisa feita recentemente, 9 em cada 10 alunos não dominam os conhecimentos do ensino fundamental, mesmo conseguindo chegar ao ensino médio.

Maioria dos estudantes chegam ao ensino médio sem saber o que deveriam

O levantamento foi realizado com base no desempenho dos estudantes de do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. Segundo a pesquisa, a grande maioria deles não conseguem entender textos narrativos longos, que apresentam um vocabulário mais complexo. Além disso os mesmos estudantes também apresentam dificuldades para resolver problemas matemáticos ou ainda utilizar e converter porcentagens e medidas.

Pouco conhecimento

O levantamento foi realizado a partir da comparação das notas do exame nacional prova Brasil com metas, que são as expectativas de notas, específicas de cada cidade estudada. Com base nesta comparação, apenas 10,8% de todas as cidades acabam tendo alunos com aprendizado adequado ao que se espera no último ano do Ensino Fundamental.

Maioria dos estudantes chegam ao ensino médio sem saber o que deveriam 2

Comparado com o resultado da pesquisa realizada no ano de 2011, o número de estudantes que dominam o conteúdo esperado ao final do ensino fundamental caiu, já que este índice já chegou em 28%.

Apesar da queda do aprendizado, os pesquisadores que trabalham em cima dos dados da Prova Brasil admitem que houve um aumento considerável nas metas dos municípios, mas que mesmo assim os dados são preocupantes. O relatório conclui basicamente que o aprendizado não está melhorando conforme o desejado pela entidade.