Uma pesquisa realizada por uma das instituições de ensino superior mais importantes do Brasil mostra que a grande maioria dos jovens chegam na universidade sem entender o que é um plágio. O estudo foi feito pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mostra que 87% dos alunos não sabe diferenciar uma citação de uma cópia em um trabalho acadêmico, por exemplo.

Maioria dos estudantes chegam à universidade sem saber o que é plágio

A pesquisa, que foi nomeada como “Estudo para o desenvolvimento de uma política de integridade acadêmica para a Unicamp”, teve seus dados coletados durante os meses de agosto e setembro deste ano, através de um questionário que foi feito online e posteriormente entrevistas presenciais com os estudantes.

De acordo com os números que foram apresentados no resultado final, 958 estudantes de graduação (35%) e de pós-graduação (65%), de todas as áreas do conhecimento, responderam todas as questões. O trabalho foi realizado pela consultoria acadêmica Data 14, em parceria com a empresa de software educacional Turnitin.

Maioria dos estudantes chegam à universidade sem saber o que é plágio

Dentro da pesquisa é possível tirar algumas outras conclusões que podem ser consideradas preocupantes, especialmente dentro do ambiente acadêmico. De acordo com os dados, 98,4% dos estudantes consideram que copiar trechos de trabalhos á algo grave ou gravíssimo. No entanto, apenas uma minoria (4,5%) acredita que o plágio seja sempre intencional.

Além disso, o levantamento aponta que 36,7% dos alunos admitem já ter copiado trechos de textos sem fazer a devida citação. E oito em cada dez alunos ouvidos afirmam que ações educativas podem prevenir que alunos cometam plágio.