Foram liberados os locais das provas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para o processo seletivo vestibular que visa preencher as vagas que serão oferecidas no 1º semestre de 2020. A informação foi liberada no sistema da instituição no ultimo dia 16 de outubro, quarta-feira.

Liberados os locais de prova do Vestibular 2020 da UFRGS

Os locais de prova podem ser consultados no Portal do Candidato.

No momento da inscrição os candidatos podiam escolher entre fazer as provas nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé. Essa informação precisa ser verificada agora no sistema, para que os candidatos façam a correção que for necessária caso ele esteja marcado para uma outra cidade.

Provas

Neste ano, pela primeira vez, a UFRGS altera o cronograma da sua tradicional prova de vestibular. Geralmente o exame era aplicado no mês de janeiro, em dias consecutivos, começando sempre no domingo. Agora, as provas acontecerão em dois finais de semana consecutivos no mês de novembro, seguindo um modelo parecido com o do ENEM.

As provas acontecem de acordo com o seguinte cronograma:

  • 23/11: Física, Literatura e Língua Estrangeira
  • 24/11: Língua Portuguesa e Redação
  • 30/11: Biologia, Química e Geografia
  • 01/12: História e Matemática

Uma outra mudança anunciada para a edição deste ano do Vestibular da UFRGS é que a instituição deixa de aceitar a nota do ENEM do mesmo ano como parte do processo seletivo. Mas os candidatos ainda poderão concorrer as vagas utilizando a nota do ENEM, mas somente através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que acontece de forma independente.

Densidade

Liberados os locais de prova do Vestibular 2020 da UFRGS

O Vestibular 2020 da UFRGS contou com 26.614 inscritos, sendo as oportunidades divididas entre 2.582 para ingresso no primeiro semestre e 1.398 no segundo. Confira os 4 cursos com maior concorrência:

  •     Medicina: 64,08 candidatos por vaga
  •     Psicologia (diurno): 29,75 candidatos por vaga
  •     Psicologia (noturno): 24,77 candidatos por vaga
  •     Fisioterapia: 23,39 candidatos por vaga