O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberaram nesta semana o acesso dos candidatos aos seus espelhos da redação. Estes são documentos que mostram a redação corrigida do candidato, incluindo as notas que foram atribuídas em cada uma das categorias que são levadas em consideração no momento em que o texto é lido pelo corretor.

Liberados espelhos da redação do Enem 2021

De acordo coma as informações que foram divulgadas pelos responsáveis pela organização da prova, os candidatos podem consultar o espelho da redação através da Página do Participante. No momento em que os candidatos acessam essa página eles devem informar login e senha.

Os candidatos poderão conferir as notas de cada uma das seguintes competências que são levadas em consideração para a produção de uma redação:

  • Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
  • Compreensão da proposta de redação;
  • Seleção e organização das informações;
  • Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
  • Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.

Liberados espelhos da redação do Enem 2021

Neste primeiro momento, apenas o espelho da redação está disponível. A vista pedagógica, que são as notas em cada uma das cinco competências da redação do Enem, será liberada nos próximos dias junto com as notas dos treineiros.

O Inep já tinha liberado algumas informações referentes ao desempenho dos estudantes, como o fato de ter apenas 22 redações com nota 1.000 neste processo seletivo. Já na outra ponta da avaliação, mais de 95 mil redações foram zeradas. Estes estudantes acabam sendo excluídos de uma série de processos seletivos que levam em consideração a nota o Enem, como o ProUni ou o SiSU.

O tema escolhido para a redação do Enem de 2021 foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Na reaplicação e Enem PPL o tema foi “Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil”.