O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou nesta semana a liberação das informações completas do cartão de confirmação da inscrição no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. Além de confirmar a participação dos candidatos, o cartão também informa o local onde será aplicada a prova.

Liberados cartões com locais das provas do Encceja 2020

O cartão deve ser acessado no Sistema Encceja.

Além da informação do local completo onde os candidatos deverão se apresentar para fazer as provas, incluindo endereço e sala, o cartão também informa o número da inscrição do candidato e a opção pelo nome social ou atendimento especializado, caso o candidato tenha solicitado qualquer uma dessas alterações.

Apesar de não ser obrigatória a apresentação deste cartão, o Inep recomenda que os candidatos imprimam e levem essas informações, o que poderá ajudar a encontrar os locais e resolver qualquer problema que possa acontecer no momento de acesso a sala. Além disso, os candidatos devem levar, obrigatoriamente, o documento de identidade com foto, caneta de tinta preta e tubo transparente e também máscara de proteção à Covid-19.

As provas serão aplicadas no dia 29 de agosto, das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30. estudantes inscritos no Encceja, para ensino fundamental e médio, terão que elaborar uma redação e responder questões objetivas sobre as diferentes áreas do conhecimento (ou disciplinas). A distribuição acontecerá da seguinte forma:

Ensino Fundamental

Liberados cartões com locais das provas do Encceja 2020

  • Matutino – Ciências Naturais e Matemática (30 questões)
  • Vespertino – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia (30 questões)

Ensino Médio

  • Matutino – Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias (30 questões)
  • Vespertino – Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias (30 questões)

As notas finais costumam ser divulgadas aproximadamente 100 dias após a realização das provas.