Foram liberadas na última sexta-feira, dia 22 de abril, o resultado das inscrições dos candidatos para receber a isenção da taxa destinada as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2022. De acordo com as informações que foram divulgadas no edital oficial das provas, os candidatos que se inscreveram e não receberam o benefício podem entrar com recursos até o dia 29 de abril.

Liberado resultado das solicitações de isenção da taxa do Enem 2022

O resultado pode ser conferido diretamente na Página do Participante.

Os recursos poderão ser enviados diretamente através do preenchimento de um formulário específico que está disponível dentro da Página do Participante, que será liberado apenas para aqueles candidatos que tiveram a taxa de isenção negada. A previsão é de que as respostas aos recursos sejam divulgadas no dia 6 de maio.

Podiam pedir a isenção estudantes da rede pública, bolsistas da rede particular com renda de até 1,5 salário-mínimo e inscritos no CadÚnico.

As provas do Enem 2022 estão previstas para acontecer os dias 13 e 20 de novembro, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 21 de janeiro. Já as provas para privados de liberdade (Enem PPL) será realizado em 13 e 14 de dezembro.

Justificativa

Liberado resultado das solicitações de isenção da taxa do Enem 2022

A partir da última sexta-feira, dia 22, o Inep liberou também o resultado das justificativas de ausência do Enem. Puderam participar estudantes que ganharam a gratuidade no Enem 2021, mas não compareceram às provas e quiseram solicitar o benefício este ano novamente.

Para justificar uma possível falta os candidatos tiveram que apresentar algum documento que comprovava o motivo pelo qual não participaram do Enem. Assalto, acidente, internação, entre outros, foram situações aceitas. Essa justificativa deveria ser feita apenas pelos candidatos que se inscreveram para a última edição da prova e também que tinham conseguido o benefício de isenção na edição passada.