Os estudantes que participaram do processo seletivo Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 2024 já podem conferir os gabaritos das provas que foram aplicadas no último final de semana, dias 25 e 26 de novembro. O período para entrada com recurso terminou às 12h da última segunda-feira, dia 28.

Liberado os gabaritos do Vestibular 2024 da UFRGS

Confira aqui os gabaritos.

O resultado final está previsto para ser publicado no dia 11 de dezembro.

Como foi o Vestibular 2024 da UFRGS?

De acordo com os números que foram divulgados pela instituição de ensino, 22.317 estudantes se inscreveram no processo seletivo, mas apenas 19.592 compareceram às provas, gerando abstenção de 11,51%.

As provas foram aplicadas em dois dias. No 1º dia, os inscritos responderam questões objetivas de História, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática e Redação. Já no 2º dia, de Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química. Além disso, os candidatos para o curso de Música devem ainda fazer uma prova de habilidades específicas.

Liberado os gabaritos do Vestibular 2024 da UFRGS

As provas foram aplicadas nas cidades de Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Tramandaí.

Estão sendo distribuídas, através deste processo seletivo, 4.023 vagas para mais de 90 cursos de graduação diferentes. No total, são 2.654 vagas para o 1° semestre e 1.369 para o 2º semestre. Os cursos com mais vagas são Educação Física, Engenharia Civil e Administração com 112 oportunidades de ingresso cada.

Metade das oportunidades são destinadas ao sistema de cotas da universidade, sendo que o critério amplo é que os alunos tenham feito o ensino médio em escolas públicas. Nas cotas específicas existem vagas para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e, pessoas com deficiência.