Foi liberado nesta segunda-feira, dia 29 de março, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 para os participantes. Os candidatos que tentaram acessar o sistema logo que ele foi liberado acabaram enfrentando uma série de dificuldades, inclusive com a queda do sistema. Mas depois o Inep afirmou que o sistema já tinha sido normalizado.

Liberado o resultado do Enem 2020

O Inep também informou que o Serpro, responsável pela aplicação do Acesso Gov.br, identificou a causa do problema e que “os especialistas da empresa estão empenhados a solucionar a situação até o fim da noite”. A previsão é que o sistema esteja reestabelecido até meia-noite.

As notas podem ser conferidas no site do Enem 2020.

Por enquanto, foram liberadas apenas as notas dos candidatos que participaram e que já tinham concluído o Ensino Médio. Já os candidatos das demais séries, que são chamados de treineiros, poderão ter acesso ao resultado apenas em maio.

Liberado o resultado do Enem 2020

Confira o passo a passo de como conferir o resultado:

1 – Ao entrar na Página do Participante, a personagem Nanda lhe dará boas vindas e apresentará o ícone “Entrar com gov.br” para que você possa clicar e ser redirecionado ao login único do Governo Federal.

2 – Na página do gov.br, informe seu CPF e clique em “avançar”.

3 – Na página seguinte, informe sua senha de acesso. Pronto! Você será redirecionado (a) novamente para a Página do Participante e poderá ver suas notas!

Neste ano, o Enem aconteceu de uma forma completamente diferente, devido a pandemia da Covid-19. O calendário sofreu uma série de atrasos em função da pandemia, acontecendo apenas em janeiro deste ano. Com isso, as notas foram liberadas com atrasos, e com isso as inscrições para outros programas que dependem desta nota também atrasaram.

O Enem 2020 também acabou sendo marcado pelo recorde de ausentes. O Enem 2020 registrou 5,7 milhões de inscritos e as provas impressas ficaram marcadas para 17 e 24 de janeiro de 2021, já a estreia do Enem Digital foi para 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Dos mais de 5,5 milhões inscritos para as provas impressas, quase 2,9 milhões faltaram ao primeiro e 3 milhões no segundo, o que resultou na maior abstenção da história do Enem. A estreia do Enem Digital não foi diferente: ausência de 71,3% dos mais de 93 mil participantes esperados.