Foi publicado esta semana o edital para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018. O documento regula o processo de certificação que vai acontecer ao longo deste ano. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação, as inscrições poderão ser feitas entre os dias 16 e 27 de abril.

Liberado o edital do Encceja 2018

O edital e as inscrições podem ser acessadas diretamente pelo site do Encceja.

Poderão fazer a prova os candidatos que tenham idade mínima de 15 anos para a certificação do ensino fundamental e 18 anos para aqueles que desejam obter a certificação do ensino médio.

Os candidatos devem ficar atentos, pois no ato da inscrição será preciso informar um e-mail válido, número do CPF e indicar a Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal responsável pela certificação. Os candidatos não precisam pagar nada por isso.

O cronograma oficial divulgado pelo MEC aponta a data do dia 5 de agosto como o dia da prova. Ela acontecerá em dois horários diferentes: das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30. A distribuição das provas será feita da seguinte forma:

Liberado o edital do Encceja 2018

Ensino fundamental

Matutino – Ciências naturais e matemática;

Vespertino – Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação, história e geografia

Ensino Médio

Matutino – Ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias

Vespertino – Linguagens e códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias.

Os gabaritos serão divulgados até o 10º dia útil seguinte ao dia da redação da prova. Os resultados individuais estarão disponíveis no site do Encceja, mediante identificação do candidato com login e senha. A data para essa divulgação ainda não foi confirmada.