A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) liberou nesta semana o edital com todas as regras referentes ao processo seletivo vestibular 2024/2. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, os candidatos deverão se inscrever entre os dias 26 de fevereiro e 9 de abril, mediante pagamento de uma taxa de R$ 150.

Liberado edital do Vestibular de Inverno 2024 da UTFPR

O edital pode ser conferido neste site.

Os candidatos poderão solicitar isenção do pagamento do pagamento da taxa de inscrição, sendo que este pedido pode ser feito até o dia 22 de março.

No momento da inscrição os candidatos poderão escolher entre fazer as provas em uma das seguintes cidades: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.

Os candidatos terão que responder a um caderno contendo 60 questões objetivas de matérias ministradas no ensino médio e por uma redação.

Em relação as vagas que estão disponibilizadas para este processo seletivo, os candidatos poderão concorrer a 4.219 oportunidades, sendo 106 cursos de graduação. A maioria das carreiras é da área de exatas, sendo grande parte cursos de Engenharias

Liberado edital do Vestibular de Inverno 2024 da UTFPR

Metade das vagas ofertadas no Vestibular é reservada para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Destas, 50% é voltada a cotistas oriundos de famílias com renda bruta igual ou inferior a um salário mínimo per capita.

As demais são para candidatos cotistas independente de comprovação de renda familiar. Além disso, há reserva de vagas para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, pessoas com deficiência e, pela primeira vez, para quilombolas.

Algumas mudanças estão sendo promovidas para esta edição do Vestibular em relação a concorrência:

Inicialmente, todos os candidatos concorrerão às vagas pela ampla concorrência. Mas, caso não sejam aprovados por essa modalidade, quem se encaixa como cotista poderá concorrer às chances reservadas;

Candidatos autodeclarados pretos e pardos deverão passar por bancas de heteroidentificação, previstas para serem realizadas entre 29 de abril e 7 de maio.