Os candidatos que pretendem participar do Sistema de Seleção Unificada para as vagas que serão oferecidas no primeiro semestre de 2019 já podem conferir as oportunidades que estarão disponíveis. A liberação foi feita nesta terça-feira, dia 17 de dezembro.

Liberadas vagas do primeiro semestre do SiSU 2019

A pesquisa pode ser feita diretamente no site do Sisu.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, os candidatos poderão concorrer a um total de 235.476 oportunidades de estudos, sendo que elas estão divididas em 129 instituições diferentes. Em relação à edição do primeiro semestre de 2018, são 4 mil vagas a menos. O SiSU 2018/1 ofertou 239.716 vagas em 130 universidades.

Essa é a primeira vez, desde que foi criado o SiSU, que houve uma redução na quantidade de vagas oferecidas de um ano para o outro, uma vez que a tendência apresentada nas edições anteriores era sempre de aumento.

Liberadas vagas do primeiro semestre do SiSU 2019

Para se habilitar as vagas que são oferecidas através do SiSU os candidatos precisam ter feito obrigatoriamente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2018. Além disso, os candidatos não devem ter zerado a redação. O resultado do Enem deve ser liberado no dia 18 de janeiro. As outras notas de corte que são exigidas acabam sendo definidas por cada um dos cursos.

O prazo para inscrição no SiSU 2019 comeca no dia 22 de janeiro, sendo que ela fica aberta durante três dias, até 25 do mesmo mês. Durante este período os candidatos podem se inscrever a qualquer momento e também alterar as opções de curso definidas. Os candidatos poderão ir acompanhando os dados referentes as notas de corte de acordo com as atualizações que vão sendo feitas pelo MEC.

O resultado final do SiSU 2019 está marcado para ser liberado no dia 28 de janeiro.