O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta semana as respostas para aqueles candidatos que solicitaram isenção do pagamento da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, mas que não tinham conseguido o benefício e que tinham entrado com recurso. As respostas podem ser conferidas diretamente na Página do Participante.

Liberadas respostas dos recursos de pedido de isenção do Enem 2022

Além disso, também já podem ser conferidas as respostas dos recursos que os estudantes tiverem a justificativa de ausência negada. Essa justificativa teve que ser enviada pelos candidatos que não comparecerem nas provas do ano passado e que tinham obtido o benefício da gratuidade no ano passado.

Essa é a última etapa dessa seleção, sendo que a partir de agora os candidatos que não conseguiram o benefício não poderão solicitar novamente a isenção. Além disso, aqueles que conseguiram o benefício ainda não estão automaticamente inscritos para as provas.

Todos os beneficiados com a isenção do pagamento da taxa deverão fazer a inscrição entre os dias 10 e 21 de maio, também na página do participante. Ao final da inscrição, para os candidatos que não conseguiram o benefício, não aparecerá a opção de imprimir o boleto para pagamento, estando a inscrição automaticamente confirmada.

Liberadas respostas dos recursos de pedido de isenção do Enem 2022

Puderam pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem os estudantes da rede pública, bolsistas da rede particular com renda de até 1,5 salário mínimo e inscritos no CadÚnico. Foram recebidos pelo Inep um total de 1.949.448 pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 entre os dias 4 e 15 de abril. Na edição de 2021, aproximadamente 1,9 milhão de estudantes receberam o benefício, o representou a 61% do total de inscritos.

Novidades no pagamento

Para aqueles candidatos que terão que pagar a taxa de inscrição, algumas novidades foram confirmadas para a edição deste ano. Os estudantes poderão fazer o pagamento, além do boleto, através de pix e também utilizando um cartão de crédito.