Já foram liberadas as primeiras notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022/1. O sistema foi atualizado ao longo dessa madrugada e oferece um balanço parcial das notas mínimas que serão necessárias para que os estudantes consigam a vaga desejada. Essa informação leva em consideração as notas dos candidatos que já se inscreveram ao longo do primeiro dia.

Liberadas primeiras notas de corte do SiSU 2022/1

As notas de corte podem ser conferidas no site do SiSU.

Considera-se como nota de corte a média do último colocado dentro do número de vagas de cada curso/modalidade e serve de parâmetro para que os candidatos tenham noção de quanto é preciso para ingressar na graduação.

A nota de corte do SiSU 2022/1 é composta pela média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, levando em consideração os pesos (importância) que cada área do conhecimento tem para a graduação escolhida. Por isso, a nota de corte é variável e o cálculo é feito pelo próprio sistema da seleção.

Por isso, os cálculos acabam mudando de acordo com a área do curso que os candidatos estão tentando obter a vaga. Por exemplo, o curso de medicina costuma apresentar um peso maior para Ciências da Natureza. Já outro curso que costuma ser bastante concorrido nas universidades, os de Engenharia Civil, acaba tendo uma tendência de dar mais importância  para os resultados da matemática.

Liberadas primeiras notas de corte do SiSU 2022/1

Ao consultar a nota média dos cursos que foram escolhidos no momento da inscrição, os candidatos podem optar por continuar concorrendo, caso a sua nota esteja acima da média de corte apontada, ou então alterar sua opção de curso para uma opção que esteja dentro da sua nota.

Lembrando que os candidatos podem mudar as suas preferências de cursos até as 23h59 do dia 18 de fevereiro. A inscrição final vale com os cursos que estiverem selecionados depois desta data e hora, quando o sistema fecha.