Foram liberados nesta semana os números referentes a concorrência dos cursos que serão oferecidos pela Universidade de São Paulo através do Vestibular da Fuvest 2022. Como era de se esperar, a concorrência na grande maioria dos cursos caiu, uma vez que essa seleção registrou o menor número de inscritos em mais de 20 anos.

Liberada concorrência do Vestibular 2022 da Fuvest

Os três cursos mais concorridos no Vestibular 2022 da Fuvest 2022 seguem os mesmos das edições passadas: os de medicina, oferecidos para os campi de São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru, nesta ordem. Além disso, dentre os dez cursos apontados como mais concorridos da instituição estão Psicologia, Relações Internacionais, Ciências Biomédicas, Audiovisual, Design e Medicina Veterinária.

Para este processo seletivo, a Fuvest registrou 110.383 inscritos, 20.142 candidatos a menos em relação ao ano passado. Entre os inscritos, 9.357 são os chamados treineiros, estudantes de outras séries do ensino médio que farão as provas para treinar seus conhecimentos.

Ao todo, através deste processo seletivo conta com um total de 8.211 vagas da USP, sendo 4.954 oportunidades na Ampla Concorrência, 2.169 egressos de escolas públicas (modalidade EP) e 1.088 para pretos, pardos e indígenas oriundos de escolas públicas – (EP/PPI).

Liberada concorrência do Vestibular 2022 da Fuvest

As provas da primeira etapa do processo seletivo estão agendadas para acontecer no dia 12 de dezembro, sendo composta por um caderno contendo 90 questões objetivas de Conhecimentos Gerais.

O resultado da 1ª etapa e os locais da seleção da 2ª fase serão liberados em 20 de dezembro. As provas serão aplicadas em 16 e 17 de janeiro de 2022, sendo o primeiro dia constituído de questões discursivas de Português e uma prova de Redação, já o segundo terá perguntas discursivas específicas aos cursos escolhidos pelos candidatos.

A Fuvest publicará o resultado do Vestibular 2022 em 11 de fevereiro. Outras duas chamadas regulares estão previstas em 25 de fevereiro e 7 de março.

Confira os 10 cursos mais concorridos da Fuvest 2022:

•     Medicina (São Paulo) – 124,8 candidatos por vaga
  •     Medicina (Ribeirão Preto) – 100,8