Os brasileiros que possuem deficiência visual poderão contar com mais um importante recurso de inclusão. Trata-se de uma biblioteca online destinada especialmente para as pessoas que possuem algum tipo de deficiência física. A Fundação Dorina Nowil, que tem como principal finalidade atender e ajudar pessoas cegas, anunciou o lançamento da primeira biblioteca on-line para pessoas com este tipo de limitação.

Lançada primeira biblioteca brasileira online para cegos 3

De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição, até o final do ano a biblioteca on-line deverá contar com um total de 4500 títulos. Pelo menos 700 obras que serão disponibilizadas na plataforma são destinadas as crianças e jovens.

Para que as pessoas com deficiência visual possam ter acesso as histórias, a plataforma online que está sendo disponibilizada vai oferecer três formatos diferentes. O primeiro é o livro falado, no qual um narrador vai contando a história do livro. O segundo é chamado Livro Digital Daisy, para as pessoas que possuem algum tipo de grau de visão, e que conta com recursos como ampliação de tela, soletração e busca por determinadas palavras.

Lançada primeira biblioteca brasileira online para cegos 2

Já o terceiro formato de livro que será disponibilizado nesta plataforma é o livro em braile, que é uma obra completamente adaptada para a impressão com os pontinhos em alto relevo, sendo que as pessoas que possuem impressoras adaptadas poderão realizar a impressão do livro na sua casa.

Dentre os títulos que já podem ser encontrados no sistema estão clássicos como “João e Maria”, “Chapeuzinho Vermelho”, “Alice no País das Maravilhas”, “Pinóquio”, “O Picapau Amarelo” e “O Pequeno Príncipe”.

Para acessar a plataforma, os interessados deverão fazer um cadastro no site.