Uma grande feira reúne trabalho de jovens estudantes do Brasil inteiro em Olinda. Trata-se da Feira de Ciência Jovem, instalada no Chevrolet Hall. Este ano a edição conta com uma série de novidades com o objetivo de comemorar os seus vinte anos, sendo que uma das principais mudanças foi abrir a feira para os alunos do Brasil inteiro.

Jovens de todo o Brasil mostram seus trabalhos na Feira de Ciência Jovem 2

De acordo com as informações que foram divulgadas pela organização do evento, nesta edição da Feira de Ciência Jovem estão disponíveis 340 projetos que poderão ser conhecidos pelo público em geral, uma vez que a entrada para a feira é gratuita.

Projetos

A feira dividiu os projetos em categorias para englobar todos os perfis de estudantes. Existem projetos de alunos que fazem parte da educação infantil e do ensino fundamental, passando pelos trabalhos de ensino médio e também projetos de professores.

Ao caminhar pelos corredores da feira as pessoas poderão ter a sensação que estão caminhando em um local do futuro. Muitos projetos que estão sendo apresentados poderão estar inseridos no dia a dia das pessoas em alguns anos. Um dos mais interessantes é os óculos que conta com um sensor ultrassônico e que avisa pessoas com deficiência visual quando existe algum obstáculo pela frente.

Jovens de todo o Brasil mostram seus trabalhos na Feira de Ciência Jovem

Um outro projeto que chama a atenção das pessoas que passam pela Feira é um coletor robótico com controle que foi projetado para conseguir remover determinados tipos de resíduos sólidos de locais que são complicados em termos de acesso para o ser humano.

Ao final da feira uma comissão vai selecionar os melhores projetos em diferentes categorias, sendo que os responsáveis pela execução de cada um deles vai receber credenciais para outros eventos importantes, como Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Jovem – e internacional – Movimento Internacional para o Recreio Científico e Técnico (Milset).