Profissionais no curso de jornalismo e que tenham, pelo menos, 5 anos de experiência na função, poderão concorrer a bolsas de estudos para estudar em uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior dos Estados Unidos, na Universidade de Stanford (localizada no Vale do Silício). As bolsas estão sendo oferecidas pela organização John S. Knight.

Jornalistas podem ganhar bolsas para estudar na Califórnia

De acordo com as informações que forma divulgadas pela instituição responsável pela bolsa de estudos, serão selecionados 20 jornalistas e também pesquisadores na área de comunicação, sendo que esta seleção vai acontecer em diversos países ao redor do mundo, incluindo no Brasil.

O valor total da bolsa que está sendo oferecida para os selecionados será de US$ 65 mil, que deverá custear a permanência dos selecionados nos Estados Unidos durante 10 meses, entre setembro de 2016 e junho de 2017.

Objetivos

O objetivo principal deste ciclo de estudos que está sendo oferecido para jornalistas é estimular novas formas de pensamento, que poderão ser aplicados na profissão de jornalista. Um dos pré-requisitos para participar, de acordo com a própria organização, é que os candidatos tenham mais perguntas do que respostas.

Jornalistas podem ganhar bolsas para estudar na Califórnia 2

Ao final do curso, é fundamental que os bolsistas consigam apresentar uma série de soluções para que o jornalismo se adapte ao mundo que vivemos nos dias de hoje. “Nós não somos um programa focado na criação de produtos, nem queremos que os bolsistas fiquem fazendo relatórios”, diz a organização, ressaltando a importância de pensamentos criativos de qualquer natureza.

Processo de seleção

As inscrições devem ser feitas, até o dia 1º de dezembro de 2015, no site da John S. Knight. Os candidatos terão que apresentar dois ensaios durante o processo de seleção, sendo que um deve descrever como foi o processo de escolha da profissão, e outro sobre os desafios que estimulam a estudar essa área da comunicação.