Foi anunciado nesta quinta-feira (02/08), pelo CIR (Centro de Reportagem investigativa) que o Youtube terá um canal exclusivo de jornalismo investigativo chamado “I Files”.

O objetivo do Youtube de lançar esse canal é  investir em conteúdo original para competir com as televisões abertas e com as pressões da Kinight Foundation, que pede por jornalismo investigativo independente da mídia tradicional.

As empresas que irão ajudar apoiar a rede social são o The New York Times, Al-Jazeera, BBC, ABC e INN com conteúdos produzidos por pessoas “comuns”.

Outro plano do I Files é fazer parcerias com escolas de jornalismo para realizar concursos entre os próprios estudantes produzirem suas matérias, com isso, as melhores serão divulgadas na rede.

Jornalismo Cidadão

O I Files, não é o primeiro projeto do Youtube nesse sentido, o Jornalismo Cidadão que nada mais é do que as próprias pessoas que produzem suas matérias e postarem no Youtube.  E essa ação está cada vez mais crescendo e dando nome à rede.

Segundo o Pew Research Center mais de um terço dos vídeos reproduzidos e postados na rede foram feitos de forma amadora.

Existe uma nova forma de jornalismo em vídeo nesta plataforma. É um novo relacionamento entre empresas de mídia e cidadãos, mais múltiplo e dinâmico do que já vimos em outras plataformas” Amy Mitchel, diretora do Pew Research Center.

Conheça a página do “I Files” no Facebook.