O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) confirmou recentemente uma série de mudanças para a próxima edição do processo seletivo, que será o Vestibular 2025. Uma das principais alterações é que as provas vão deixar de cobrar leituras obrigatórias dos candidatos.

ITA terá mudanças no processo seletivo no Vestibular 2025

Na última edição, que preencheu as vagas que foram abertas neste ano de 2024, os candidatos tiveram que responder questões relacionadas  quatro obras, incluindo o livro O avesso da pele” de Jeferson Tenório, que recentemente esteve envolvido em uma série de polêmicas e foi recolhido de escolas em estados como Rio Grande do Sul e Paraná.

A ementa da prova de Língua Portuguesa e Literatura do Vestibular 2025 do ITA destaca que, agora, é esperado que os inscritos tenham contato com obras consideradas clássicas de diferentes períodos das Literaturas brasileira e portuguesa.

Além disso, as provas de Língua Portuguesa do ITA 2025 também vão trabalhar a partir de textos com temas de atualidade. O exame terá, ainda, questões nas quais serão cobradas áreas específicas do Português, como Morfologia, Sintaxa, Semântica, estilística, etc.

ITA terá mudanças no processo seletivo no Vestibular 2025

A organização das provas do ITA também divulgou a ementa da prova de Redação, que conta agora com mais detalhes sobre como deve ser o texto. Há ainda esclarecimentos de como a banca espera que a redação do ITA seja feita e como ocorrerá a avaliação.

Até o momento não foram divulgadas as datas do Vestibular 2025 do ITA.