Algumas escolas norte-americanas estão se tornando referencias para o mundo ao criarem ambientes dentro das instituições onde são utilizados diferentes elementos para conseguir ensinar os jovens de uma forma mais efetiva. Uma destas escolas acabou se tornando assunto nas últimas semanas na imprensa especializada dos Estados Unidos ao oferecer programas que utilizam o design como forma de incentivar e ajudar os estudantes a encontrarem as respostas para problemas do cotidiano.

NuVu Studio

A “NuVu Studio” conta com uma parceria com o MIT (Massachussets Institute of Technology), um dos mais importantes centros de tecnologia e ensino do mundo, para dar o suporte necessário para a criação de programas onde os estudantes são incentivados a criarem protótipos e projetos por meio da robótica.

Além disso, os estudantes também trabalham alguns outros conceitos interessantes dentro das salas de aula, mas sempre como forma de se alcançar outras plataformas de estudo, como a programação, criação de aplicativos, arte digital, documentários, entre diversas outras alternativas, sempre com um foco na estética do que está sendo criado.

NuVu Studio 2

Das experiências realizadas pela escola com seus estudantes algumas coisas muito interessantes surgiram, como o Survival of the Fittest, um aplicativo que coloca um grupo de usuários em competição saudável para melhorar seu condicionamento físico; ou o Partners For Hope (PFH), um projeto social que une educação e futebol para ajudar meninos bons de bola do Haiti a chegarem a universidades dos EUA e da Europa; ou ainda a Social Midia Anxiety, uma animação que mostra como as mídias sociais têm trazido ansiedade para as sociedades contemporâneas.

Para que os estudantes possam participar do projeto, eles precisam ser indicados pela sua escola original. Os estudantes passam por uma série de avaliações, mas não com o objetivo apenas de selecionar os mais inteligentes, mas sim para identificar quais estudantes possuem mais familiaridade com o projeto pedagógico da escola.