Os candidatos que estão inscritos no Revalida 2020 já podem consultar o seu cartão de confirmação da prova, contendo informações referentes ao local no qual devem se apresentar para fazer a prova. Além disso, os candidatos também podem consultar outras informações importantes, como número da inscrição, data, hora e local do exame.

Inscritos no Revalida já podem consultar cartão de confirmação de prova

A divulgação do cartão de confirmação da inscrição foi anunciada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame. Para ter acesso, os candidatos devem entrar na página do Revalida.

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Inep, estão inscritos no exame 15.498 pessoas. Entre os candidatos inscritos:

  •     51,8% (8.016) são mulheres
  •     48,2% (7.466) são homens
  •     64,7% (10.720) são brasileiros
  •     16,3% (2.700) são cubanos
  •     5,9% (980) são cubanos

Inscritos no Revalida já podem consultar cartão de confirmação de prova

Em relação aos locais onde os candidatos que se inscreveram conseguiram o seu diploma de medicina:

  •     43,2% (7.154) dos inscritos obtiveram o diploma na Bolívia
  •     23,7% (3.928) fizeram medicina em Cuba
  •     14,5% (2.400) cursaram medicina no Paraguai

A prova será aplicada em duas etapas. Primeiro os candidatos devem responder as questões teóricas, prova que está marcada para acontecer no próximo dia 6 de dezembro, nas seguintes cidades: Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio Branco/AC, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA e São Paulo/SP.

A segunda parte da prova é composta por uma avaliação prática, baseada em 10 entrevistas (anamneses) para diagnóstico inicial de doenças em atores que se passam por pacientes. O resultado final está marcado para ser divulgado no dia 8 de fevereiro.

O Revalida é um exame que precisa ser feito por qualquer pessoa que curse medicina no exterior e que deseja atuar como médico no Brasil, funcionando como uma prova para validar o diploma.