Inscritos no Enem 2020 devem cadastrar foto na plataforma até 1º de outubro
Imagem passou a ser obrigatória para fins de reconhecimento facial dos estudantes no momento da prova.
Por Rodrigo Duarte
Estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, cujas provas acontecerão somente no ano de 2021, devem ficar atentos. No momento da inscrição os candidatos podiam incluir uma foto de rosto para identificação. O cadastro era liberado para aqueles que não inseriam a foto, mas este item se tornou obrigatório neste não.
De acordo com as informações que foram divulgadas no calendário do MEC, os candidatos que precisam inserir uma foto no sistema devem ficar atentos, pois o prazo final para mudança no cadastro é dia 1º de outubro.
A foto precisa ser atual, nítida, colorida e ter o fundo branco. Não serão aceitas imagens em que o inscrito esteja de óculos escuros, boné, chapéu ou outros artigos de chapelaria. É necessário que o arquivo esteja em JPG ou PNG, com tamanho máximo de 2 MB.
Basta entrar na Página do Participante do Enem e inserir a imagem no campo indicado. Aqueles estudantes que não estiverem com sua foto devidamente cadastrada no dia da prova podem acabar tendo o seu acesso barrado.
As provas do Enem estão agendadas para acontecer entre os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 em sua edição impressa. Já a nova edição digital do Enem, na qual os candidatos farão as provas em computadores instalados em locais selecionados, está agendada para acontecer nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
As provas seguem tendo o mesmo formato. No 1º dia os candidatos deverão responder 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos; 45 sobre Ciências Humanas e Redação. Já no 2º dia os candidatos devem responder a 45 questões objetivas de Ciência da Natureza e 45 de Matemática.
Para a edição de 2020 do Enem, estão sendo esperadas mais de 5,7 milhões de participantes.