Estão abertas as inscrições para o processo seletivo Vestibular 2022 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, os candidatos poderão se inscrever até o próximo dia 10 de dezembro, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 145. A grande novidade será o retorno das provas presencias.

Inscrições podem ser feitas até o dia 10 de dezembro

Através deste processo seletivo, serão oferecidas 3.980 vagas em 89 cursos de graduação, sendo a metade das oportunidades para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas (havendo reserva para pretos, pardos e indígenas e pessoas de baixa renda).

As inscrições devem ser feitas através do site da UFRGS.

O processo de solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição já aconteceu, com a previsão de publicação da lista definitiva dos contemplados no próximo dia 25 de novembro. A isenção foi oferecida aos candidatos que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas em colégios particulares, com renda de até um salário mínimo e meio.

Inscrições podem ser feitas até o dia 10 de dezembro

As provas presenciais estão previstas para acontecer nos dias 12 e 13 de fevereiro, sendo que essa será uma retomada do formato que era realizado antes da pandemia. A diferença é que as provas acontecerão em apenas dois dias.

O primeiro dia contará com História, Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, Matemática e Redação, já o segundo terá Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química. Cada prova será composta por 15 questões.

A UFRGS ressalta ainda que possui uma equipe monitorando todas as informações relacionadas a epidemia de Covid. Caso seja detectada uma piora na situação, as provas poderão ser suspensas e a seleção deverá ser feita apenas com base nas notas dos Vestibulares da UFRGS de 2017 a 2020 ou pelo aproveitamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos anos de 2017 a 2021.

A lista com os aprovados no Vestibular UFRGS 2022 está prevista para ser publicada no dia 25 de fevereiro de 2022.