Os estudantes que esperavam conseguir se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2020/2 na última terça-feira, dia 21, acabaram tendo uma surpresa desagradável. O Ministério da Educação decidiu adiar o começo das inscrições para o programa que oferece financiamento para o ensino superior privado.

Inscrições para o Fies 2020/2 são adiadas

Após o horário que estava programado para abertura do processo de inscrições no Fies 2020/, o site do programa exibiu um anunciou confirmando o adiamento do processo seletivo. O anúncio também dizia que em breve será divulgado um novo cronograma, mas sem mencionar qualquer previsão de data.

Mais tarde, o MEC divulgou uma nova previsão de datas para inscrição neste processo seletivo. De acordo com a pasta, os interessados poderão se inscrever a partir do dia 28 de julho, seguindo até o dia 31 do mesmo mês.

Segundo o MEC, a alteração se deu após a pasta identificar inconsistências no processamento de distribuição das vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior. Os estudantes terão direito de escolha entre as vagas ofertadas por todas as instituições de ensino superior que aderiram ao processo seletivo do 2º semestre do Fies.

Inscrições para o Fies 2020/2 são adiadas

Não foram anunciadas outras alterações no processo seletivo. Portanto, o Fies ainda vai oferecer para o 2º semestre deste ano de 2020 cerca de 100 mil vagas em diversas instituições de ensino no Brasil inteiro.

Podem participar os estudantes que tenham feito algumas das edições do Enem entre 2010 e 2019 e ter média de 450 pontos nas provas sem zerar a redação, além de renda familiar mensal de até três salários-mínimos por pessoa (per capita). No momento da inscrição, os candidatos devem escolher até três opções de curso/turno/local de oferta do financiamento. As opções podem ser alteradas durante o prazo de inscrições.