O Ministério da Educação confirmou que estão suspensas as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (ProUni) para as vagas abertas no 1º semestre de 2020. A decisão foi tomada após a justiça determinar o impedimento da divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O cronograma original previa que a abertura das inscrições fosse nesta terça-feira, dia 28 de janeiro.

Inscrições do ProUni 2020/1 estão suspensas

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as inscrições do ProUni só podem ser abertas após o resultado do SiSU ser divulgado e, por isso, a participação no programa está temporariamente suspensa até decisão da Justiça para que as notas do Sistema de Seleção Unificada possam ser divulgadas.

Por enquanto, o único sistema que segue liberado para os estudantes é o que permite consultar as bolsas que serão oferecidas neste 1º semestre de 2020. Ela pode ser feita diretamente através do site do ProUni.

Os estudantes terão que aguardar a resolução dos problemas que impedem a divulgação do SiSU deste 1º semestre de 2020. Somente depois o MEC deve divulgar um novo cronograma para este processo seletivo.

Até o momento, seguem mantidas as regras para a participação do ProUni. Podem participar somente os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio no ano de 2019 e que conseguiram obter uma média mínima de 450 pontos nas provas, além de não ter zerado a prova de redação.

Inscrições do ProUni 2020/1 estão suspensas

Além, disso, os candidatos também precisam comprovar que fizeram todo o ensino médio em escola pública, ou então como bolsista integram em alguma escola particular. Outras categorias de participação no ProUni, além dos estudantes acima citados, são as pessoas com deficiência (PcD) e os professores da rede pública em exercício do magistério e que desejam cursar pedagogia, normal superior ou licenciaturas.

Para concorrer as bolsas de 100% ou de 50%, os candidatos devem ter uma renda de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas somente de 50% os candidatos devem ter renda de até 3 salários mínimos.