Estão abertas as inscrições para os interessados em participar da 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que vai acontecer neste ano de 2023. De acordo com as informações que foram divulgadas pelos responsáveis pelas Olimpíadas, as inscrições deverão ser feitas até o dia 12 de março ou até 27 de abril, de acordo com o valor da taxa de inscrição.

Inscrições abertas para Olimpíada de História do Brasil 2023

As inscrições devem ser feitas pelo site das Olimpíadas.

Para se inscrever na Olimpíada Nacional em História do Brasil 2023 não é necessário que os alunos tenham estudado o conteúdo previamente, pois é oferecido um amplo material de apoio como textos, imagens e mapas que embasam a decisão das equipes na hora de enviar as respostas. Esse modelo assemelha-se ao trabalho realizado por historiadores”, explica a coordenadora da ONHB e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), idealizadora da olimpíada, Cristina Meneguello.

Meneguello afirma que a ONHB é uma importante ferramenta de ensino de História do Brasil. “Nesses 15 anos, pudemos observar como a Olimpíada estimula a análise crítica dos estudantes e contribui para a preparação deles para vestibulares, concursos e exames, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, disse.

A competição acontece entre equipes, sendo que cada uma delas deverá ser composta por um professor de história e mais três alunos. Serão aceitas as inscrições de estudantes e professores do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Inscrições abertas para Olimpíada de História do Brasil 2023

Os valores da taxa de inscrição serão cobrados da seguinte forma:

Período de inscrição com desconto – até 12 de março

• Escolas públicas: R$ 35,00 (por equipe)
  • Escolas particulares: R$ 75,00 (por equipe)

Período de inscrição sem desconto – até 27 de abril

• Escolas públicas: R$ 55,00 (por equipe)
  • Escolas particulares: R$ 115,00 (por equipe)

Ao todo, a competição contará com um total de seis fases, com previsão de começo no dia 8 de maio e término no dia 17 de junho. Cada uma das fases deve durar cerca de uma semana. Em cada etapa, as equipes terão que responder questões de múltipla escolha e fazer tarefas. Essas atividades podem ser realizadas com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, documentos, orientação do professor, etc.

Todas as equipes participantes receberão certificados, e as equipes quem chegarem na fase final receberão medalhas de ouro, prata, bronze e “cristal” e troféus para as escolas.