Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2019 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). De acordo com o cronograma oficial divulgado para este processo seletivo, os candidatos poderão se inscrever até o dia 27 de agosto. A taxa de inscrição que está sendo cobrada nesta edição é de R$ 50,00.

Inscrições abertas para o Vestibular 2019 do IFPR

As inscrições devem ser feitas diretamente pela internet, no site do IFPR.

Candidatos poderão ganhar isenção no pagamento da taxa de inscrição. Para isso, os candidatos devem estar inscritos no CadÚnico do Governo Federal ou possuírem renda familiar inferior a 1,5 salário-mínimo por pessoa podem solicitar isenção de taxa. Neste caso, o prazo termina no dia 10 de agosto e a lista de isentos deve sair no dia 21 do mesmo mês.

As provas estão agendadas para acontecer no dia 14 de outubro, sendo que a partir do dia 8 os candidatos já poderão consultar os locais onde as provas serão aplicadas. O exame será composto por um caderno contendo 50 questões objetivas, sobre disciplinas do ensino médio e uma proposta para o desenvolvimento de uma redação.

Inscrições abertas para o Vestibular 2019 do IFPR

A instituição deverá divulgar os gabaritos preliminares a partir do dia 15 de outubro, e os gabaritos finais dia 26 do mesmo mês, respeitando os prazos de recursos. O listão com os aprovados em primeira chamada deve ser divulgado no dia 12 de novembro, e as matrículas devem acontecer entre os dias 26 e 30. A instituição deve divulgar mais cinco chamadas.

Estão sendo oferecidas 2.403 vagas para cursos de graduação ministrados nos campi de Assis Chateubriand, Capanema, Cascavel, Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguaraíva, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pitanga, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.