Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para as vagas abertas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Essa seleção foi aberta com o objetivo de preencher as vagas de contrato oferecidas para o 1º semestre de 2020. De acordo com o cronograma divulgado pelo MEC, os interessados podem se inscrever até o dia 12 deste mês.

Inscrições abertas para o Fies 2020/1

As inscrições devem ser feitas através do site do Fies.

Como havia sido anunciado anteriormente, os candidatos podem optar por duas modalidades diferentes de Fies: Fies Fundo Garantidor (Juros Zero) e P-Fies. Para ambos os casos, os estudantes precisam ter feito pelo menos uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio, entre os anos de 2010 e 2019. Além disso, na prova escolhida o candidato não pode ter tirado menos que 450 pontos de média e não ter zerado a prova de redação.

As modalidades se diferem basicamente em relação a renda familiar do candidato. Podem participar do Fies aqueles estudantes que estão inseridos em um núcleo familiar com renda de até três salários mínimos. Já o P-Fies é direcionado para os estudantes que possuem renda familiar de até cinco salários mínimos.

Inscrições abertas para o Fies 2020/1

Para essa edição do Fies, o MEC anunciou 100 mil vagas de financiamento para a modalidade de Juros Zero. O eresultado está previsto para ser liberado no dia 27 de fevereiro.

Para se inscrever no Fies, os candidatos devem seguir os seguintes passos:

• Acesse o site acima, entre em “Minha Inscrição” e depois em “Primeiro Acesso”;
  • Informe o CPF e a data de nascimento. O sistema vai mostrar todos os resultados registrados nas edições passadas do ENEM. Caso seja encontrada pelo menos uma prova que atenda aos critérios acima, os candidatos seguem para uma tela onde deverão criar uma senha de acesso e informar um e-mail. Será preciso ativar a inscrição através do link enviado para o e-mail;/
  • Depois disso, os candidatos devem acessar o sistema com o CPF e a senha criados. Preencha todos os dados solicitados dos membros familiares, incluindo suas rendas.
  • Por último, selecione um grupo de preferência e escolha até 3 cursos que tenham vagas no Fies, levando em consideração o seu perfil e interesse.