Estão oficialmente abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (Enem). Os interessados já podem acessar a página oficial da prova pare realizar sua inscrição. O prazo final termina no dia 22 de maio, seguindo o mesmo cronograma que já havia sido anunciado anteriormente, sem alteração neste ponto.

Inscrições abertas para o Enem 2020

As inscrições devem ser feitas através da Página do Participante do Enem 2020

Lembrando que segue valendo a mesma regra do ano passado. Todos os candidatos devem possuir um cadastro no Portal Gov.Br. Caso não tenha, será preciso fazer antes de se inscrever para a prova do Enem, uma vez que a criação do Login depende da inscrição realizada no portal do governo. Para fazer ambas as inscrições é preciso ter CPF próprio e cadastrar uma senha.

Os candidatos que não conseguiram a gratuidade deverão realizar o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 85, seguindo o mesmo valor que já tinha sido cobrado na inscrição do ano passado. No momento da finalização da inscrição os candidatos poderão gerar um boleto, que poderá ser pago em qualquer banco, casa lotérica ou agência de Correios, tanto pessoalmente quanto pela internet.

Isenção

Inscrições abertas para o Enem 2020

Mesmo que o prazo de solicitação da isenção já tenha terminado, o Inep está prolongando o prazo devido a crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Agora, os estudantes podem solicitar o benefício também no momento da inscrição. Ela será concedida automaticamente assim que os estudantes preencherem os dados, caso se enquadre nos casos previstos.

Podem solicitar a isenção os estudantes que se enquadrarem nos seguintes casos:

•     Matriculados no último ano do ensino médio em escolas públicas;
  •     Participantes que tenham feito todo o ensino médio em escolas públicas ou com bolsas integrais em colégios particulares, tendo renda de até um salário mínimo e meio (R$ 1.567,50);
  •     Inscritos no CadÚnico do Governo Federal, com Número de Identificação Social (NIS) próprio, que tenham renda de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 522,50) ou total de três salários mínimos (R$ 3.135).