Está aberto o prazo de inscrições para alunos de outras instituições que desejem transferência para os cursos da Universidade de São Paulo-USP. São 1.207 vagas nos cursos de graduação, sendo 727 destinadas à área de exatas, 178 biológicas, e 159 humanas.

O período para as inscrições foi aberto nesta segunda-feira (25 de junho) e termina segunda-feira (9 de julho), quem já estuda na USP também poderá disputar uma vaga para mudar de curso.

A seleção será divida em duas etapas. A pré-seleção (etapa inicial) será realizada pela FUVEST. A segunda etapa (avaliações específicas de cada curso) será de responsabilidade das unidades da USP.

Na primeira fase, a Fuvest aplicará um exame que selecionará os candidatos. Os aprovados participarão da segunda etapa do processo seletivo na instituição que oferecer o curso escolhido pelo próprio candidato.

O exame que contém 80 questões objetivas será aplicado em 29 de julho, às 13h e terá durabilidade de 4 horas. As cidades participantes são: Bauru, Campinas, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos, Santos e São Paulo. Os locais onde os exames serão realizados serão anunciados no dia 20 de julho.

Cada área de conhecimento apresentará uma quantidade de questões que varia por matérias: (1ªfase)

Humanas: 34 questões de língua portuguesa, 12 de língua inglesa e 34 de conhecimentos sobre cultura Contemporânea.

Exatas: 24 questões objetivas de língua portuguesa, 12 de língua inglesa, 22 de matemática e 22 de física.

Biológicas: 24 questões de língua portuguesa, 12 de língua inglesa, 22 de genética e 22 de bioquímica.

Os participantes poderão confirmar a aprovação para a segunda etapa do processo seletivo no dia 10 de agosto. Os selecionados deverão entregar os documentos descritos no edital, nos Serviços de Graduação da universidade que possuir o curso desejado.

Além disso, os estudantes podem encontrar outras 143 vagas no Manual do Candidato, no site da Fuvest, que terão seleção exclusivamente nas universidades que as oferecem.

Acesse o site da Fuvest para se inscrever. O valor da taxa é de R$110 e deverá ser paga até 10 de julho em qualquer agência bancária. Neste mesmo endereço, você pode encontrar a lista unificada de livros exigidos para o Fuvest 2013 e ainda achar informações sobre isenção/redução de taxa de inscrição que pode chegar a R$55,00 (cinquenta e cinco reias) ou isenção total para aqueles que comprovarem insuficiência de recursos financeiros.

Bons Estudos!