O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou nesta semana a renovação da parceria com 5 instituições de ensino portuguesas. Com isso, estas universidades na Europa poderão continuar utilizando as notas obtidas pelo estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de seleção.

Inep renova parceria com cinco universidades portuguesas

De acordo com a fala do presidente do Inep, Danilo Dupas, estes convênios acabam tendo como principal objetivo estreitar as relações com Portugal nas avaliações da educação básica e superior, intensificando, recentemente, tratativas com instituições lusitanas.

A renovação do acordo com feita com as seguintes instituições de ensino portuguesas:

  •     Universidade da Beira Interior
  •     Instituto Politécnico de Beja
  •     Instituto Politécnico de Leiria
  •     Instituto Politécnico de Santarém
  •     Instituto Politécnico de Castelo Branco

Inep renova parceria com cinco universidades portuguesas

Estes convênios com universidades portuguesas começaram a ser feitos a partir do ano de 2014, e desde então tem se intensificado nos últimos anos. Atualmente, o acordo está sendo mantido com mais de 50 universidades portuguesas.

Vale ressaltar que o acordo não define a forma como essas notas serão utilizadas pela instituição de ensino. Ou seja, a Universidade acaba tendo total liberdade para definir como utiliza a nota do Enem, definindo as pontuações mínimas que serão aceitas para a entrada em determinados cursos e também o peso que cada área poderá ter no processo seletivo.