O Inep divulgou alguns dados referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio 2019. De acordo com as informações que foram enviadas para a imprensa, houve uma redução na quantidade de pedidos de isenção para a prova quando comparado com o exame do ano passado. Foram computador 3.687.527 pedidos de isenção neste ano.

Inep registra queda nos pedidos de isenção para o Enem de 2019

Este é o segundo ano em que o período de isenção é diferente do prazo de inscrições do Enem. O número de solicitações desta edição foi inferior aos 3.818.663 de 2018, ano em que foram aprovados 3.318.149.

O período para os pedidos de isenção terminou no último dia 10 de abril. Neste mesmo período, o Inep recebeu as justificativas de ausência dos isentos que faltaram no Enem 2018 e desejam ter gratuidade novamente. As respostas de todos os pedidos de isenção devem ser liberadas até o dia 17 de abril.

Aqueles estudantes que não solicitaram a isenção do pagamento deverão pagar a taxa, no valor de R$ 85, para se inscrever no Enem. Mesmo aquelas pessoas que podem ter direito a isenção não vão mais conseguir a gratuidade caso não tenha se inscrito até o dia 10 passado.

Inep registra queda nos pedidos de isenção para o Enem de 2019

As isenções foram liberadas para os seguintes estudantes:

•     Estudantes do terceiro ano de escolas públicas;
  •     Pessoas com renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa, desde que tenham feito o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em colégio particular;
  •     Inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário-mínimo ou renda familiar mensal de até três salários-mínimos.

O Inep já havia confirmado que neste ano os estudantes do terceiro ano de escolas públicas não teriam a sua isenção automática no momento da inscrição, sendo que todos os pedidos deveriam ter feitos antes. As inscrições para o Exame seguem previstas para acontecer entre os dias 6 e 17 de maio.