Foi publicado na edição do Diário Oficial da última quarta-feira, dia 22 de abril, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) os novos editais para o Exame Nacional do Ensino Médio 2020, com as mudanças que já haviam sido anunciadas na semana passada.

Inep publica novos editais com mudanças anunciadas para o Enem 2020

Os documentos podem ser acessados através dos links abaixo:

Edital Enem Impresso

Edital Enem Digital

Uma das mudanças que estes novos editais trouxeram é relacionada a possibilidade do estudante solicitar a isenção da taxa no momento da inscrição no Enem 2020. . Os estudantes que conseguiram a isenção no Enem 2019 e faltaram às provas também poderão justificar a ausência para obter o benefício este ano.

Com isso, o MEC amplia a possibilidade de obter a gratuidade, especialmente para os estudantes de baixa renda que acabaram perdendo o prazo de inscrição em função do fechamento de locais como bibliotecas e escolas em função da pandemia do novo coronavírus.

Inep publica novos editais com mudanças anunciadas para o Enem 2020

Originalmente, os pedidos foram feitos entre os dias 6 e 17 de abril, contemplando os estudantes que se enquadram nas seguintes categorias:

•     Matriculados no último ano do ensino médio em escolas públicas;
  •     Participantes que tenham feito todo o ensino médio em escolas públicas ou com bolsas integrais em colégios particulares, tendo renda de até um salário mínimo e meio (R$ 1.567,50);
  •     Inscritos no CadÚnico do Governo Federal, com Número de Identificação Social (NIS) próprio, que tenham renda de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 522,50) ou total de três salários mínimos (R$ 3.135).

Além disso, o documento também altera algumas definições que haviam sido divulgadas para o Enem Digital, trazendo novas cidades onde a prova será aplicada e formalizando a alteração da data, que passa a ser dias 22 e 29 de novembro.