Foram publicadas nesta semana os editais completos e oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. O documento oficial com as regras da prova confirma as datas que foram anunciadas anteriormente pelo órgão responsável, com as inscrições acontecendo entre os meses de junho e julho e com as provas sendo aplicadas no mês de novembro.

Inep publica editais das edições impressa e digital do Enem 2021

De acordo com as publicações que foram feitas de forma pública pelo então ministro da Educação, Milton Ribeiro, as inscrições estão previstas para começar no dia 30 de junho, indo até o dia 14 de julho. Já as provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro.

Outra informação importante que foi confirmada com a publicação do edital é o valor que deverá ser pago para a realização da prova, no caso dos estudantes que não conseguirem a gratuidade. A taxa de matrícula será de R$ 85, que é o mesmo valor que foi cobrado na última edição do Enem.

Os pedidos de isenção se encerraram em 28 de maio e o resultado sairá em 9 de junho, contando com recursos entre os dias 14 e 18 seguintes, já as respostas serão dadas aos participantes no dia 25 de junho.

Inep publica editais das edições impressa e digital do Enem 2021

Todos os procedimentos de inscrição seguirão os mesmos que foram aplicados na última edição da prova. Os candidatos precisam obrigatoriamente ter cadastro no portal gov.br para que seja possível acessar a página do participante. Ao se inscrever, o estudante terá que escolher entre o Enem impresso e o digital. Os isentos terão a inscrição automaticamente confirmada ao fim do cadastro, já os demais terão que pagar o boleto até 19 de julho para que a participação seja confirmada.

Confira as principais datas confirmadas do Enem 2021:

  •     Inscrições: 30 de junho a 14 de julho
  •     Fim do prazo de pagamento: 19 de julho
  •     Atendimento especializado: 30 a 14 de julho
  •     Resultado do atendimento especializado: 27 de julho
  •     Nome social: 19 a 23 de julho
  •     Resultado do nome social: 30 de julho
  •     Provas: 21 e 28 de novembro