O Ministério da Educação afirmou nesta semana que vai mudar as regras relativas ao preenchimento das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) a partir do 2º semestre deste ano de 2021. De acordo com as informações que foram divulgadas pela pasta, a classificação passará a ser feita através da nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e não mais pela ordem de inscrição.

Inep muda as regas para vagas remanescentes do Fies no 2º semestre de 2021

Até o momento, todas as vagas que sobravam na seleção inicial para o Fies eram disponibilizadas posteriormente em uma lista de espera. As mesmas podiam ser preenchidas seguindo a ordem de inscrição dos candidatos que já tinham se inscrito para o programa mas que não conseguiram vaga em nenhum curso pretendido.

Com a mudança, a seleção será semelhante às vagas regulares do Fies. O candidato será classificado pelo seu desempenho no Enem, levando em consideração também os critérios de renda. A nova regra vale a partir das vagas remanescentes do Fies 2021/2. Por isso, o processo de oportunidades remanescentes do Fies do primeiro semestre ainda permanece no critério de classificação por ordem de inscrição.

Inep muda as regas para vagas remanescentes do Fies no 2º semestre de 2021

No momento do cadastro para as vagas remanescentes, os candidatos terão que cadastrar uma edição da prova do Enem que ele tenha feito, podendo ser qualquer uma das edições entre os anos de 2010 e 2020. Os candidatos ainda devem obrigatoriamente ter obtido pontuação média de 450 pontos e não ter zerado a redação para seguir no processo seletivo.

Além disso, os candidatos também deverão cumprir as exigências socioeconômicas para participar do programa, como estar inserido em uma família que tenha renda de até três salários mínimos por pessoa.