Foi liberado nessa terça-feira, dia 11 de dezembro, os resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018 para conclusão do ensino fundamental. A informação foi divulgada pelos responsáveis pela aplicação do exame, o Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Inep libera resultado do Encceja 2018 para o Ensino Fundamental

Os resultados podem ser conferidos no site do Encceja 2019

De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição, foram aprovados os estudantes que conseguiram obter um total de 100 pontos em cada área do conhecimento (prova objetiva) – etapa que vai até 200 pontos. Portanto, os candidatos tinham que acertar metade da prova. Além disso, eles também tinham que conseguir um total de cinco pontos na redação, que valia 10.

Aqueles estudantes que conseguiram a nota exigida devem procurar as Secretarias de Educação do se estado para que possam obter o seu certificado de conclusão do ensino fundamental.

Aqueles estudantes que não conseguiram atingir a quantidade exigida de pontos em todas as disciplinas poderão solicitar a declaração de proficiência para cada uma das disciplinas na qual obteve a metade da pontuação. A partir deste documento, os estudantes não vão precisar novamente fazer aquelas provas.

Inep libera resultado do Encceja 2018 para o Ensino Fundamental

O Encceja 2018 para o Ensino Fundamental foi realizado em 5 de agosto e contou com questões de Ciências Naturais, História, Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Matemática, além da Redação.

Para participar desta tentativa de certificação, os candidatos tinham que ter idade mínima de 15 anos de idade e não podiam ter concluído o ensino fundamental na idade prevista.