O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou nesta semana que vai disponibilizar um novo recurso de leitura por voz de todos os editais que serão lançados para as próximas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com isso, as pessoas que tenham dificuldades de visão poderão ter acesso a informação completa do edital, sem depender das ferramentas nativas dos computadores ou dispositivos móveis.

Inep libera recurso de leitura de voz e libras para edital

Também está sendo liberado uma versão do edital em libras. As medidas fazem parte da Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep, que visa ampliar as oportunidades de participação da sociedade em seus exames e avaliações. Nesse contexto, o Instituto publica, desde 2013, os editais do Enem em Libras. Os vídeos podem ser acessados no canal da Autarquia no YouTube.

O Inep afirma que o edital adaptado para deficientes visuais é considerado como uma novidade para essa edição. A ferramenta está disponível no portal do Inep. O documento pode ser baixado e lido por meio do Dosvox, que é um programa que tem a principal finalidade de se comunicar com o usuário por mio de uma síntese de voz.

Inep libera recurso de leitura de voz e libras para edital

Os recursos podem ser acessados através dos links abaixo:

Acesse a playlist do edital em Libras

Acesse a versão do edital adaptada para o Dosvox

Além desta, outras iniciativas de inclusão serão aplicadas na edição 2023 do Enem. As provas terão novos recursos de acessibilidade para candidatos que tenham deficiência visual, como o cartão-resposta que até então era impresso em fonte padrão tamanho 12 para todos os candidatos, e que agora vai contar com uma versão tamanho 18 para pessoas com deficiência visual.

Além disso, a folha de redação também terá uma versão ampliada. O objetivo é possibilitar maior autonomia no momento da transcrição das respostas e redação para a folha que será utilizada para a correção

As inscrições para o Enem 2023 estão previstas para acontecer entre os dias 5 e 16 de junho, e a aplicação das provas deve acontecer nos dias 5 e 12 de novembro.