Foi liberado na última sexta-feira, dia 28 de maio, as notas e também as os espelhos das redações dos estudantes que participaram como treineiros do Exame Nacional do Ensino Médio 2020. De acordo com as informações que foram liberadas pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as informações estão disponíveis apenas para consulta.

Inep libera espelho da redação e nota de treineiros do Enem 2020

O espelho da redação e as notas estão disponíveis na Página do Participante.

Vale ressaltar que a divulgação do espelho da redação serve apenas para fins pedagógicos, não sendo aceitos recursos contra a nota divulgada. Os treineiros, participantes que não concluíram o ensino médio, não têm direito de utilizar as notas do exame para ingresso em cursos de graduação.

Na última edição do Enem, foram criados três temas diferentes de redação, sendo uma para cada modalidade de aplicação da prova: Enem Impresso, Enem Digital e Reaplicação ou Enem PPL. Os temas propostos nesta edição foram os seguintes:

Inep libera espelho da redação e nota de treineiros do Enem 2020

Enem Impresso: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”

Enem Digital: “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”

Reaplicação e Enem PPL: “A falta de empatia nas relações sociais no Brasil”

Cada redação submetida no Enem é avaliada por dois corretores diferentes. Os avaliadores possuem como principal atribuição definir uma nota que vai de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências abaixo:

1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;

2) Compreensão da proposta de redação;

3) Seleção e organização das informações;

4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto

5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.

A nota final da redação acaba sendo composta por uma média aritmética da pontuação total dada pelos dois corretores, exceto em casso em que existe uma discrepância entre as duas notas. Neste caso, ela acaba sendo enviada para um terceiro corretor.