Foram liberadas nesta semana a consulta das notas dos estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 como treineiros pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De acordo com as informações que foram confirmadas pelos responsáveis pela prova, as notas foram liberadas no último domingo, dia 10 de abril.

Inep libera consulta de notas dos treineiros do Enem 2021

A consulta pode ser feita diretamente através da página do participante.

São considerados como treineiros aqueles estudantes que se inscrevem para fazer o Enem sem concluírem ou estarem concluindo o ensino médio, ou seja, aqueles que estão no 1º ou no 2º ano desta etapa educacional. Normalmente essas notas são divulgadas cerca de 60 dias depois que o resultado final do Enem é confirmado, apenas para consulta, uma vez que essas notas não podem ser utilizadas em qualquer tipo de seleção.

Redações

O Inep também liberou a vista pedagógica da redação do Enem 2021, que são as notas atribuídas em cada uma das cinco competências. O espelho da redação foi liberado na semana passada. As cinco competências que acabam formando a nota final do candidato na redação do Enem são as seguintes:

Inep libera consulta de notas dos treineiros do Enem 2021

1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;

2) Compreensão da proposta de redação;

3) Seleção e organização das informações;

4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto

5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.

De acordo com a metodologia que atualmente é utilizada pelo Inep em relação ao Enem, todas as redações dos candidatos devem ser corrigidas por dois corretores, que devem atribuir uma nota que vai de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências.

Em determinados casos, a redação pode ser avaliada ainda por um terceiro corretor ou ainda por uma banca de especialistas. Isso acontece quando existe uma grande divergência entre as duas primeiras notas.