Com a proximidade dos dias de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, muitas pessoas ficam com uma certa desconfiança com relação a aplicação das provas mais importantes da vida de milhões de estudantes no Brasil. Especialmente em virtude do grande histórico de problemas que aconteceram com o Enem nos últimos anos.

Forças Armadas farão segurança do ENEM

Mas, no que depender das palavras da presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas e Educacionais (Inep), tudo vai acontecer dentro dos conformes. A presidente afirmou que todas as providencias estão sendo tomadas para que os alunos consigam realizar o ENEM com toda a tranquilidade possível.

Maria Inês concedeu a uma entrevista recentemente a TV MEC, ressaltando que concorrer com segurança aos benefícios do Enem é a oportunidade que os estudantes brasileiros buscam para cursar a educação superior no País. Afirmou também que todas as brincadeiras maldosas estão sendo monitoradas e que não serão permitidas.

Um dos principais cuidados que estão sendo promovidos é com relação a segurança da realização das provas como um todo, bem como com o atendimento especial que deverá ser concedido para todos os que precisam de condições diferentes para chegar ao local da prova e competir com igualdade. Um outro ponto citado pela presidente do Inep e que deve ser respeitado é a escolha dos candidatos em concorrer utilizando o seu nome social.

Abertas inscrições para o Enem 2016 2

Dentre os órgãos envolvidos para a realização do ENEM com segurança estão os ministérios da Defesa e da Justiça, o Exército Brasileiro, a Polícia Rodoviária Federal, as polícias militar e civil das unidades federativas, secretarias de segurança pública, Correios e Corpo de Bombeiros. Outros importantes parceiros são a Fundação Cesgranrio e o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe-Cespe), da Universidade de Brasília (UnB). O ENEM acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro.