Foram divulgadas nesta semana as novas datas para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. De acordo com o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas vão ficar para o mês de janeiro de 2021, diferente do resultado final da enquete promovida entre os estudantes.

Inep e MEC confirmam novas datas para o Enem 2020

De acordo com as informações que foram confirmadas, as provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro, enquanto que a versão digital será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

A divulgação das datas foi feita em uma coletiva de imprensa por videoconferência, composta pelo secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, e pelo presidente do Inep, Alexandre Lopes, com as presenças do secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza, do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Ariosto Antunes Culau, e de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Inep e MEC confirmam novas datas para o Enem 2020

A decisão acaba indo de encontro a enquete promovida pelo próprio MEC com os estudantes matriculados para definir quais seriam as melhores datas para a aplicação dos exames. A enquete final teve como opção mais escolhida a aplicação das provas somente no mês de maio.

Segundo o presidente do Inep, todos foram ouvidos, inclusive os estudantes, por meio de enquete realizada no final de junho. “Entendemos que a decisão não foi perfeita para todos, mas buscamos uma solução técnica tentando ver as datas que melhor se adequassem para todos”, destacou.

Os representantes do MEC afirmaram também que as provas não foram jogadas para o mês de maio em função do calendário geral, que ficaria muito prejudicado. Foi ressaltado também que a data foi definida a partir da consulta não apenas aos estudantes, mas também aos representantes de educação dos estados e das universidades.