O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou nesta semana algumas alterações no edital do Exame Nacional do Ensino Médio 2021 para Privados de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa (Enem PPL). A mudança já foi publicada no Diário Oficial da União e prorroga o prazo de inscrição.

Inep divulga novas datas para o Enem PPL 2021

De acordo com as informações que constam no novo documento, os candidatos interessados em participar deste processo seletivo poderão se inscrever até o próximo dia 24 de setembro. Anteriormente o prazo máximo para inscrição nesta modalidade era dia 17 do mesmo mês. O novo prazo é o mesmo para aqueles que desejam pedir atendimento especializado.

Uma outra alteração que também foi anunciada neste novo documento é com relação ao prazo para adesão dos órgãos de administração prisional e socioeducativa ao Enem PPL, tendo sido reaberto e segue até o dia 17 de setembro.

As datas da aplicação das provas também sofreram alteração. Antes os exames estavam marcados para acontecer nos dias 11 e 12 de janeiro, e agora acontecerão nos dias 9 e 16 de janeiro, sendo as mesmas datas previstas para a reaplicação do Enem 2021.

Inep divulga novas datas para o Enem PPL 2021

O Enem PPL 2021 será realizado nas unidades prisionais ou socioeducativas que aderiram ao exame, que precisam ter locais adequados para a aplicação. Além de realizar as inscrições, o responsável pedagógico deve determinar as salas de provas dos participantes e a transferência entre as unidades, quando necessário, e excluir aqueles que tiverem sua liberdade decretada.

O primeiro do Enem PPL será composto por 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Redação e 45 perguntas de Ciências Humanas. O segundo terá 45 itens sobre Ciências da Natureza e 45 de Matemática.