O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou na semana que passou os gabaritos e também os cadernos oficiais da prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Essa é a prova que pode ser utilizada pelos adultos para que eles consigam sua certificação no ensino fundamental ou médio.

Inep divulga gabaritos e cadernos do Encceja

Apesar de ter divulgado os cadernos e o gabarito das provas, os candidatos ainda não sabem quando vão ter acesso ao seu desempenho individual, uma vez que a data para publicação do resultado não foi marcada.

Para ter acesso ao caderno de provas e aos gabaritos, acesse o site oficial do Inep.

A prova contou com um total de 1.575.561 inscritos, sendo que deste total compareceram as provas 481.887 estudantes o período matutino, e 534.447 no período vespertino. A abstenção ficou acima dos 50%, mas de acordo com o Inep este é um índice considerado histórico, não sendo considerado como uma grande surpresa negativa.

Inep divulga gabaritos e cadernos do Encceja

A prova aconteceu em dois turnos diferentes, sendo aplicada no dia 19 de novembro. O caderno das questões teve um total de 30 perguntas de múltipla escolha cada, tanto para os estudantes que estavam buscando pela certificação no ensino fundamental quanto para aqueles que estavam querendo conseguir o diploma do ensino médio.

Para que os candidatos consigam o certificado de conclusão do curso, é preciso conseguir 100 de um total de 200 pontos divididos durante as questões das provas em cada uma das área do conhecimento. Os candidatos também tiveram que apresentar uma redação no Encceja, sendo que é preciso conseguir 50% de aproveitamento nessa prova também para que o certificado seja obtido.