Foi pulicado nesta semana o edital do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medidas socioeducativas, mais conhecido como Enem PPL. De acordo com as informações que foram divulgadas, os candidatos que se enquadrarem nestes casos devem se inscrever entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro.

Inep divulga Edital do Enem PPL 2020 para consulta

O edital do Enem PPL 2020 pode ser consultado aqui.

Este é um processo seletivo que acontece praticamente de forma paralela ao Enem convencional, e dá o direito de pessoas que estejam com sua liberdade cerceadas de participaram do exame. Mas os candidatos que participam deste processo seletivo recebem uma prova diferente daqueles que fazem as demais provas.

O processo de inscrição dos candidatos interessados é realizado pelos responsáveis pedagógicos das unidades prisionais ou socioeducativas, pessoas que ficaram com a responsabilidade de acompanhar todas as etapas do exame e tomar as medidas necessárias como informar aos participantes das suas notas.

Inep divulga Edital do Enem PPL 2020 para consulta

Para estes candidatos, as provas do Enem acontecerão nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021, sendo que elas são aplicadas diretamente dentro de cada uma das unidades prisionais ou socioeducativas. Mesmo que sejam provas diferentes, os responsáveis pelo planejamento pedagógico das provas garantem que as provas tenham o mesmo nível de dificuldade.

Os participantes com 18 anos ou mais e com o ensino médio completo poderão utilizar as notas do Enem PPL para participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021. Os demais podem fazer as provas como treineiros.