Foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta semana as informações referentes ao Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida). De acordo com a instituição, um novo edital deve ser publicado em julho.

Inep divulga datas e informações referentes ao Revalida 2020

O exame segue sendo considerado como obrigatório para médicos que se formam fora do Brasil, sendo brasileiros ou estrangeiros, possam exercer a Medicina no país. A última vez que a prova foi realizada no ano de 2017

Ainda de acordo com as informações que foram divulgadas pelo Inep, o Revelida 2020 deve ser aplicado em duas fases, sendo uma teórica e uma prática. A primeira fase está prevista para o dia 11 de outubro e a segunda fase não teve a data divulgada, mas a previsão é que seja aplicada em dezembro.

Anteriormente, na primeira etapa os participantes respondiam questões teóricas sobre Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina da Família e Comunitária/Saúde Pública. No entanto, com o novo edital é esperado que as provas tenham a inclusão da área de Saúde Mental e também que sejam aplicadas digitalmente. Serão 100 questões objetivas de manhã e cinco discursivas à tarde.

Inep divulga datas e informações referentes ao Revalida 2020

Os classificados para a segunda fase realizam a prova em uma estação clínica e deverão participar de 10 anamneses (entrevistas) para diagnóstico inicial da doença em pacientes que simulam diversos sintomas.

Ainda de acordo com as informações que foram divulgadas, caso os candidatos reprovem na 2ª fase será possível ter a chance de refazer a prova da etapa por mais duas vezes.