Foram divulgadas nesta semana o calendário com as principais datas referentes ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O exame é destinado aos jovens e adultos que não conseguiram obter a certificação no ensino fundamental ou médio até os 18 anos.

Inep divulga datas do Encceja Nacional 2019

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Inep, as inscrições para o exame acontecem entre os dias 20 e 31 de maio. Já as provas estão marcadas para acontecer no dia 4 de agosto, sendo que o Encceja acontece nacionalmente. Os estudantes devem fazer as provas somente pela manhã.

A prova é composta por questões objetivas (disciplinas e áreas divididas conforme o grau de ensino – fundamental e médio), enquanto o turno da tarde traz a redação para todos os participantes.

Até o momento foram liberadas as previsões de datas apenas para as inscrições e também para a prova. O Instituto responsável pelo exame ainda não liberou uma previsão para divulgação dos resultados das provas do ensino fundamental e médio. Também não foram liberadas as datas para as provas destinadas aos Privados de Liberdade e nem para os Brasileiros no Exterior.

Quem pode fazer o Encceja?

Inep divulga datas do Encceja Nacional 2019

Candidatos com 15 anos ou mais podem solicitar a conclusão do ensino fundamental pelo Encceja, enquanto o certificado do ensino médio é para quem tem idade mínima de 18 anos e não concluiu os estudos regularmente.

Caso o estudante consiga ser aprovado na prova, ele recebe um certificado validado pelo Ministério da Educação, que passa a ter a mesma validade do certificado obtido pelo estudante e ao final dos estudos, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio.